ARQUITETURA ESCOLAR

Periodicidade:

Anual

Última Edição:

Primeira edição - 2016

Apresentação:

Mariana (MG) acervo do Laboratório Sylvio de Vasconcellos.

O 1º Seminário Internacional "Os Desafios da Arquitetura Escolar” uma promoção da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA-UFMG), do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG) e do Instituto de Estudos de Desenvolvimento Sustentável (IEDS),  visa aproximar os pesquisadores e profissionais da Arquitetura e Urbanismo engajados na temática da arquitetura escolar, de um lado, e professores, gestores e agentes públicos, de outro.

Nos últimos anos muito tem se falado sobre a crise na educação e sobre os padrões insatisfatórios de desempenho escolar no Brasil.  Ao mesmo tempo, nosso país tem vivido um momento ímpar, especialmente no que se refere à educação superior, com a chegada de milhões de novos alunos às universidades e a democratização do seu público, com a implantação de projetos como o PROUNI, REUNI, FIES, entre outros. Neste contexto, parece-nos extremamente relevante discutir uma das tipologias mais importantes e recorrentes da arquitetura – a arquitetura escolar, tema que já foi objeto de interessantes e importantes proposições em diferentes momentos da trajetória de nossa arquitetura.

 

Propõe-se a discutir a complexa relação entre educação e arquitetura em seus múltiplos aspectos e condicionantes – sociais, pedagógicos, funcionais, simbólicos, entre outros. Entre as diversas questões suscitadas, cabe se interrogar, por exemplo, sobre a relação mais profunda entre aprendizado e arquitetura, investigando-se como a qualidade do desempenho escolar é influenciada pelo edifício e suas instalações. Funcionalidade, usabilidade, identidade com a pedagogia e infraestrutura configuram alguns dos atributos que em tese deveriam marcar o ambiente escolar em suas múltiplas funções.

Acesse o Mapa de Participação:

Este curso tem como público alvo graduandos, graduados e profissionais das diversas áreas do conhecimento interessados em aprimorar a habilidade de leitura e interpretação de textos em Língua Inglesa.