FÓRUM MESTRES E CONSELHEIROS

AGENTES MULTIPLICADORES DO PATRIMÔNIO

Este fórum promove, anualmente, o encontro entre militantes e agentes que formulam e efetivam as políticas a nível municipal e os pesquisadores dos diversos programas de pós-graduação em nosso país. Com isso, visa-se propiciar um espaço de discussão envolvendo questões teóricas e práticas no campo da preservação, posto a dialogar de forma multidisciplinar com as diversas áreas do conhecimento.

 

O encontro é reconhecido hoje como referência na discussão da educação patrimonial e do processo de municipalização do patrimônio no Brasil, onde são debatidos suas premissas, instrumentos utilizados, arranjos institucionais, resultados e possibilidades de financiamento. 

 

Realizado desde 2008, o fórum era inicialmente voltado para Minas Gerais, porém a partir de seu segundo ano estendeu-se para todo o país. O evento possui, a cada edição, um tema específico na área do patrimônio e é organizado em conferências, mesas redondas, oficinas, apresentações de comunicações e premiações. Além disso, são gerados anais indexados nos quais são publicados os trabalhos científicos, relatos, etc.

Periodicidade:

Anual

Edição:

Décima segunda edição - 2021

Parceiros:

UFMG, MPMG, IEPHA-MG, IPHAN.