CINE MEMÓRIA - FESTIVAL DE CINEMA

Periodicidade:

Anual

Última Edição:

Segunda edição - 2016

Apresentação:

O Festival Cine Memória – Patrimônio, Identidade e Meio Ambiente, consiste em um evento que tem como finalidade divulgar e exibir obras audiovisuais de longa, média e curta metragens, de ficção, animação e documentário, abordando a temática da memória como processo de construção de identidade e suas relações com o patrimônio material e imaterial e o meio ambiente natural e urbano.

O Cine Memória articula diversas ações cujo objetivo final é aproximar o público em geral das temáticas propostas através do cinema como instrumento de documentação, divulgação e compartilhamento de conhecimento. Desdobra-se numa programação multicultural, o evento abrange várias atividades simultâneas: Mostra Oficial, Mostra Paralela, Oficinas de Cinema e Seminário Arte e Memória.

As Oficinas de Cinema têm objetivo de fomentar a cadeia produtiva, além de promover o compartilhamento das especificidades da linguagem audiovisual.

A Mostra Paralela, formada por filmes escolhidos através de edital nacional e convidados pela curadoria do evento, busca oferecer espaço para obras dos gêneros documental, de animação e ficção que estejam relacionados com as temáticas da memória/identidade, meio ambiente natural e/ou urbano, patrimônio material e/ou imaterial. 

A Mostra Oficial, composta por filmes convidados, procura trazer filmes inéditos, pelo menos a nível local, que abordem, de forma emblemática, os temas que compõem o Festival.

O Seminário Arte e Memória visa proporcionar um espaço de reflexão aprofundado sobre a relação entre as diversas artes – cinema, artes plásticas, literatura, teatro, entre outras – e a cultura contemporânea da memória.

Neste sentido, tratando-se de uma ação de educação patrimonial, o Festival Cine Memória busca através da diversidade de atividades, promover discussões e reflexões acerca do ampliado conceito de patrimônio de maneira original e envolvente.