MESTRES E CONSELHEIROS

Periodicidade:

Anual

Edição:

Nona edição - 2017

Apresentação:

Mariana (MG) acervo do Laboratório Sylvio de Vasconcellos.

Hoje a municipalização das políticas do patrimônio ganha força no Brasil. É crescente o número de municípios que têm seus próprios conselhos do patrimônio e que vêm desenvolvendo ações para defender e preservar suas edificações, espaços públicos, coleções, acervos, festas e tradições orais, entre outros. Para se discutir essas experiências de municipalização em curso, surgiu em 2008 este Fórum, inicialmente voltado para Minas Gerais e que desde 2009 se estendeu para todo o país. A ideia é congregar num mesmo evento os agentes que formulam e efetivam as políticas a nível municipal e os pesquisadores acadêmicos dos diversos programas de pós-graduação em nosso país, para realizar uma avaliação do processo de municipalização no Brasil, suas premissas, instrumentos utilizados, arranjos institucionais, resultados e possibilidades de financiamento.

 

A oitava edição deste evento, aconteceu em junho de 2016, teve como temática central “Os desafios do patrimônio imaterial”, importante dimensão de nossa herança cultural. Como se sabe, o patrimônio imaterial ou intangível tem se tornado objeto de crescente atenção no campo acadêmico e das políticas de preservação desde os anos 1990. Vários acontecimentos explicam essa importância: a emergência de numerosos grupos étnicos que procuravam sua identidade em suas culturas tradicionais; a rápida expansão da economia de mercado pelo mundo e o tremendo progresso das comunicações e das tecnologias de comunicação e informação. Na esteira da globalização avassaladora, parece reaparecer com força a questão das identidades culturais locais, que são amplamente lastreadas nesta dimensão “imaterial” do patrimônio.

 

Acesse o Mapa de Participação:

Este curso tem como público alvo graduandos, graduados e profissionais das diversas áreas do conhecimento interessados em aprimorar a habilidade de leitura e interpretação de textos em Língua Inglesa.