PARCERIAS

UFMG

UFMG / UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
O IEDS tem desenvolvido diversos projetos com a Universidade Federal de Minas Gerais, em especial com o Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável.

UFMG marca nova.JPG
IAB-MG

IAB-MG / DEPARTAMENTO DE MINAS GERAIS DO INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL
O IAB-MG tem por finalidade congregar os arquitetos brasileiros para a defesa da profissão e para o desenvolvimento dos profissionais da Arquitetura e do Urbanismo, em todos os seus campos de atuação. Desenvolve suas atividades como entidade profissional e cultural, representando os arquitetos junto aos poderes públicos e às entidades culturais e técnicas, contribuindo para a defesa do patrimônio cultural nacional.O IAB-MG tem sido parceiro do IEDS em vários projetos como o Simbolo do meu Bairro, e eventos como o Seminário Mestres e Conselheiros. 

Logo-IAB-Transparente-atualizada.png
ICOMOS BRASIL

ICOMOS BRASIL / CONSELHO INTERNACIONAL DE MONUMENTOS E SÍTIOS

Rede de especialistas que se beneficia do intercâmbio interdisciplinar entre os seus membros, entre os quais estão arquitecos, historiadores, arqueólogos, historiadores de arte, geógrafos, antropólogos, engenheiros e urbanistas. Os membros do ICOMOS contribuem para o aperfeiçoamento da preservação do patrimônio, das normas, e das técnicas para cada tipo de bem do patrimônio cultural: edifícios, cidades históricas, paisagens culturais e sítios arqueológicos.

Logo ICOMOS Brasil .png
IPHAN / INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL

O IPHAN, órgão responsável pelo preservação do patrimônio cultural brasileiro em nível nacional, tem sido parceiro do IEDS em vários eventos, entre os quais podem se citar o Coloquio Ibero-americano Paisagem Cultural e o Seminário Arquitetura e Documentação.

IEPHA-MG / INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE MINAS GERAIS

O IEPHA, orgão responsável pelo preservação do patrimônio cultural no Estado de Minas Gerais, tem sido parceiro do IEDS em vários eventos, entre os quais podem se citar o Seminário Mestres e Conselheiros e o Coloquio Ibero-americano Paisagem Cultural.

MPMG / MINISTÉRIO PUBLICO DE MINAS GERAIS

O MP atraves da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais tem sido parceiro constante do IEDS, na promoção de eventos tais como o  o Seminário Mestres e Conselheiros, bem como em publicações como o Manual de Atuação dos Agentes do Patrimônio Cultural.

CEDODAL / CENTRO DE DOCUMENTATIVO DE ARQUITETURA LATINOAMERICANA

Construído desde 1995 em Buenos Aires (Argentina), sobre la base dos fundos bibliográficos, hemerográficos e documentais dos arquitetos Ramón Gutiérrez e Graciela María Viñuales, obtidos através de trinta anos de pesquisa nas Américas e Espanha, o CEDODAL e hoje o principal centro documental sobre a arquitetura latino-americana. E importante parceiro do IEDS no projeto da Rede Latino-americana de Arquivos de Arquitetura (RELARQ).

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES / MINC

No dia 22 de agosto de 1988, o Governo Federal fundou a primeira instituição pública voltada para promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira: a Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). A FCP comemora meio quarto de século de trabalho por uma política cultural igualitária e inclusiva, que busca contribuir para a valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais.

EDITORA UFMG

Criada em 1985, a Editora UFMG e hoje uma das principais editoras universitárias do Brasil, editando obras de valor científico e cultural que expressam o trabalho de ensino, pesquisa e extensão da própria Universidade, bem como obras de autores nacionais e estrangeiros que se articulam com a produção acadêmica da Instituição. Associada à Câmara Brasileira do Livro (CBL) e à Câmara Mineira do Livro (CML), a Editora UFMG  parceira do IEDS na edição da coleção Arquitetura e Cidade.

iphan.jpg
IEPHA.png
Logo_Ministério_Publico_de_Minas_Gerais.
Logo-CEDODAL.png
Fundação Palmares.jpg